Surgiu em Roma no século XVII, paralelamente à contra-reforma do catolicismo, tendo sido Caravaggio seu expoente mais significativo;
O sentido original do termo significava ‘grotesco’, retorcido, irregular;
Perdurou de 1600 a meados de 1750; o papado teve importante papel no seu desenvolvimento;
A religiosidade é manifesta de forma grandiosamente dramática e drástica;
Não atingiu muito os países já protestantes como Inglaterra, Holanda, Suécia, etc.
Foi uma reação contra os estilos anteriores, altamente academicizantes; Os apelos são aos efeitos surpreendentes, sensíveis e de maravilhamento;
Sua retórica é a do contraste, do exagero, da ostentação e dos artifícios cênicos; A palavra de ordem é ser o mais pitoresco possível;
Exemplo típico: Basílica de São Pedro, no Vaticano, Palácio de Versalles em Paris e a arquitetura de Ouro Preto, MG;
Procura-se atingir o esplendor no momento das liturgias com a decoração interna das igrejas;
Como já aparecia no maneirismo, a personalidade forte de alguns artistas foi importante nas produções barrocas;
Há grande teatralidade, dinamismo, urgência, subjetividade, apelo emocional, passionalidade e conflitos nas obras;
Do ponto de vista técnico, há profusão de curvas, diagonais, jogos de luz e texturas;
Para o renascentista o que importava era o detalhe, não tanto o todo; para o barroco, o mais crucial era a harmonia do conjunto;
Aqui a harmonia individual pode ser sacrificada em nome da produção total;
A designação ‘barroco’ significava, na época, grotesco, desrespeito pelas combinações clássicas;
Em termos políticos, se diz que foi o estilo do absolutismo, dos Estados Nacionais nascentes e centralizados;
No Brasil-colônia e América Latina se fez conhecer como estilo colonial, o qual, todavia evitou a cúpula e procurou soluções econômicas;
Os contrastes, a exuberância, são aspectos exteriores do estilo barroco. Este caráter encontra raízes na vitalidade interior das pessoas, que assim passaram a exprimir-se exteriormente;
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